Partilhar

A edição centenária do Giro d’Italia está à porta! Numa edição com pouco plano serão 21 etapas com 2 contra-relógios, 8 etapas de alto montanha onde 4 são chegadas em alto.

Relativamente às etapas, destaca-se a primeira etapa de “verdadeira” montanha, à 4ª jornada; a etapa 9 que em 139km, 30 são em ascensão; a 17ª que é a mais longa, contendo 219km e a 18ª com 2 contagens de 1ª categoria e outras tantas de 2ª.

Perfil da 18ª etapa.

O pelotão tem em edição centenária extrema dureza pela frente, tal como vem sendo habitual na prova. A prova começa com 3 baixas no pelotão: Stefano Pirazzi e Nicola Ruffoni (Bardiani) que acusaram doping e Michele Scarponi (Astana) que faleceu e a equipa decidiu não substituir. A ascensão ao Martinolo, à 16 jornada, será denominada de Salita Scarponi, em sua homenagem.

Lista de participantes na 100ª edição.

Quanto aos presentes, Vincenzo Nibali (Bahrain Merida) é apontado como grande favorito. Quererá por certo obter a 4ª vitória na prova e dedicar a vitória ao seu amigo Scarpa. Nairo Quintana (Movistar Team) surge para conquistar a sua 2ª vitória, enquanto Geraint Thomas (Team Sky) sai da sombra de Chris Froome para “assaltar” a centésima, numa 3ª tentativa que a Sky faz na prova italiana, depois de Bradley Wiggins e Richie Porte, ambas falhadas por razões distintas. Steven Kruijswijk (LottoNL – Jumbo) surge na prova para finalizar o que duas quedas impossibilitaram o ano passado. Tom Dumoulin (Team SunWeb), Ilnur Zakarin (Katusha – Alpecin), Thibaut Pinot (FDJ) e Tejay van Garderen (BMC Racing Team), Bauke Mollema (Trek – Segafredo) e Bob Jungels (Quick Step – Floors) são nomes a ter debaixo de olho.

Quanto aos sprinters, os nomes mais sonantes são Fernando Gaviria (Quick Step – Floors), Caleb Ewan (Orica – Scott) e André Greipel (Lotto – Soudal).

O que fará Thomas sem estar a auxiliar Froome?

Um trio português estará em prova, todos em estreia. Rui Costa (Team UAE Emirates) liderará a sua equipa rumo a vitórias em etapas e quiçá um top-10. José Gonçalves (Katusha – Alpecin) tentará erguer os braços em alguma etapa e ajudar Zakarin. Por fim, José Mendes (Bora – Hansgrohe) levará as cores de Campeão Nacional rumo a um bom resultado.

Levará Rui o povo português a um patamar mais elevado ainda?

A prova pode ser acompanhada 4h diárias, pelo menos, na Eurosport, com Luís Piçarra, Paulo Martins e Olivier Bonamici. Qual será a táctica do Franciu para vencer o Jogo das Apostas?

Giro para acompanhar nos canais Eurosport.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here