Estreante ao 8º Dia!
189 quilómetros marcaram o 8º dia de prova na centésima edição do Giro d’Italia. Uma etapa plana no seu começo mas que na 2ª parte do dia continha diversa montanha por ultrapassar.
Laurent Didier (Trek – Segafredo), Kristian Sbaragli (Dimension Data), Branislau Samoilau (CCC), Ivan Rovy (Gazprom – RusVelo), Gorka Izagirre (Movistar Team), Valeri Conti (UAE Team Emirates), Enrico Barbin e Nicola Boem (Bardiani – CSF), Julen Amzqueta (Willier Triestina), Giovanni Visconti (Bahrain – Merida), Clément Chevrier (AG2R La Mondiale) e Davide Villella (Cannondale – Drapac) compuseram a fuga inicial, aos que se juntaram Luis Leon Sanchez (Astana), Lukas Pöstlberger e Gregor Mühlberger (Bora Hansgrohe).
Deste núcleo em fuga, apenas Conti constituía uma ameaça para a geral, no entanto, a Quick Step – Floors trabalhou intensivamente para a fuga não alargar a vantagem que colocasse em perigo a liderança de Bob Jungels. Com o passar das dificuldades, a fuga foi-se fraccionando, bem como no pelotão. Enquanto Mikel Lnda atacava para ganhar segundos aos favoritos e era apanhado logo depois, Conti discutia a vitória com Sanchez e Izagirre quando o italiano caiu no último quilómetro. Com dois espanhóis na luta pelo triunfo, coube a Izagirre vencer e estrear-se a vencer em grandes voltas. Visconti fechou em 2º e Sanchez completou o pódio.
Em mais um dia vitorioso para Paulo Martins no Jogo das Apostas, Rui Costa (UAE Team Emirates) chegou junto dos favoritos que chegaram em grupo compacto. Bob Jungels (Quick Step – Floors) mantém-se na liderança.