Partilhar

O Tour de Guangxi, era antevisto com expectativa pois seria o fecho do calendário WorldTour de 2017. Especulou-se bastante sobre a participação de Alejandro Valverde (Movistar), depois de uma queda nos primeiros metros do Tour deste ano. Apesar da recuperação em tempo recorde do espanhol, a equipa preferiu não tomar o risco.

Dois ciclistas destacaram-se de todos os outros: Tim Wellens (Lotto-Soudal) e Fernando Gaviria (QuickStep-Floors). Numa corrida onde se previa que cinco das seis etapas fossem discutidas ao sprint pelos homens mais rápidos deste pelotão, o grande dominador foi Gaviria. O sprinter da Quick-Step venceu quatro etapas e só foi batido por Dylan Groenewegen (Lotto-NL Jumbo) na quinta etapa. O colombiano chegou às 14 vitórias na época, igualando Marcel Kittel. Max Walscheid (Team Sunweb) deu alguma luta ao colombiano, somando dois segundos lugares.

Quatro vitórias para Fernando Gaviria – um fechar de época em grande forma!

À partida, quem saísse vencedor da quarta etapa teria a vitória final praticamente assegurada. A chegada a Mashan Nongla Scenic Spot foi disputada a três, com Tim Wellens, Nicolas Roche (BMC) e Bauke Mollema (Trek-Segafredo) a entrarem no último quilómetro isolados. No risco, o mais forte foi o belga da Lotto-Soudal, que levantou os braços e vestiu a camisola de líder no final do dia, preservando-a até ao término da prova.

Tim Wellens venceu a etapa-rainha da prova, sob uma imensidão de público.

Com 6 segundos de vantagem sobre Mollema e 11 sobre Roche, Wellens foi o vencedor final. As quatro vitórias em etapa deram a camisola dos pontos a Gaviria. Daniel Oss (BMC) conquistou a camisola da montanha, fruto das suas incursões nas fugas. O melhor jovem da prova foi Julian Alaphilippe (QuickStep-Floors) que finalizou na quarta posição.

Daniel Oss conquistou a camisola de melhor trepador. De trepador tem pouco, diga-se…!

No que toca aos portugueses, José Mendes (Bora-Hansgrohe) terminou na 30ª posição, a 1 minuto e 39 segundos do vencedor, enquanto que Nuno Bico (Movistar) finalizou 72º a 9:48 de Wellens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here