Os 173,5 quilómetros entre Faro e o Alto do Malhão prometiam fechar as contas da 44ª edição da Volta ao Algarve, quanto mais não fosse, por ser a última jornada.
À espera dos ciclistas estava um percurso difícil, especialmente a partir da Picota, com duas passagens pelo Malhão separadas pela ascensão a Vermelhos.
As contas da corrida depressa começaram a ser baralhadas com uma fuga de 31 ciclistas logo ao 15º quilómetro. Na fuga inseriram-se nomes como Tony Martin (Katusha), Philippe Gilbert e Zdeněk Štybar (Quick-Step Floors), Arnaud Démare (FDJ), Ruben Guerreiro (Trek – Segafredo) e Michal Kwiatkowski (Team Sky). O polaco era o melhor classificado dos elementos da fuga, estando no 2º lugar da geral, atrás do seu colega de equipa Geraint Thomas.
Pouco depois da Picota, Ruben Guerreiro tentou mexer na corrida, mas depressa o grupo se reagrupou. A 40 quilómetros do fim Lukas Pöstlberger (Bora – Hansgrohe) tentou a sua sorte, juntando-se Zdenek Stybar (Quick – Step – Floors) ao austríaco quilómetros mais adiante. Antes da 2ª ascensão ao Malhão o checo ficou isolado, enquanto o pelotão já estava longe demais para alcançar os fugitivos, que com o passar das dificuldades foram sendo progressivamente menos.
No início da 2ª subida ao Malhão, Davide Cimolai (FDJ) atacou, abrindo hostilidades pata o contra-ataque de Michal Kwiatkowski. O polaco depressa ultrapassou Stybar, enquanto Ruben Guerreiro saltava do grupo de fugitivos, em busca da vitória na etapa.
Michal Kwiatkowski venceu a etapa, a classificação geral e a camisola por pontos, com Ruben Guerreiro a fechar a jornada em 2º. Serge Pauwels (Dimenson Data) completou o pódio da jornada.
O reduzido pelotão chegou com cerca de 2 minutos de atraso, ainda a tempo de Geraint Thomas ficar no 2º lugar da prova. Tejay van Garderen (BMC) completou o pódio desta edição, com Nelson Oliveira (Movistar Team) em 10º e Vicente Garcia de Mateos a ser o 1º ciclista de equipas portuguesas (Aviludo – Louletano), no 17º lugar. Ben King (Dimension Data) conquistou a Camisola da Montanha e Sam Oomen (Team SunWeb) a juventude, com André Carvalho (Liberty Seguros – Carglass) em 2º nessa classificação, fechando a geral em 51º.