A edição 49 da Algarvia contou, à partida, com 12 equipas do World Tour, num pelotão composto por 172 atletas. Das várias estrelas presentes, destacavam-se Michał Kwiatkowski (Ineos Grenadiers), vencedor das edições de 2018 e 2014, e Rui Costa (Intermarché – Circus – Wanty), detentor de um começo de temporada extraordinário, nomeadamente com a conquista da 74ª Volta a la Comunitat Valenciana.

A primeira etapa colocou à prova os homens rápidas, com a tradicional chegada a Lagos. Alexander Kristoff (Uno-X) acabou por ser o mais forte, acrescentando a maior prova portuguesa ao vasto e rico lote de provas onde já ergueu os braços. A mítica subida ao Alto da Fóia seleccionou o grupo de favoritos a discutir a prova. No entanto, o vencedor acabou por ser um all-rounder: Magnus Cort (EF) bateu sobre a linha de meta Ilan Van Wilder (Quick Step), assumindo a liderança da prova. O dinamarquês da EF aproveitou um sprint intermédio na parte final da típica chegada a Tavira para se distanciar dos demais, fazendo uma fuga imensamente tardia vingar, aumentando a vantagem para os demais.

Magnus Cort foi o protagonista da primeira parte da ‘Algarvia’.

Na etapa-decisiva, com chegada ao Alto do Malhão, o grupo de favoritos chegou reduzido à segunda e última ascensão a esse mesmo cartão-de-visita da prova. A Ineos fez imperar o seu colectivo, com Filippo Ganna a lançar Thomas Pidcock para a vitória e liderança na geral classificativa. João Almeida (UAE Team Emirates) finalizou em 2º, num dia em que Rui Costa cedeu segundos importantes. O contra-relógio de Lagoa revirou a classificação geral. Stefan Küng (FDJ) venceu a jornada, com Daniel Martínez a tomar de assalto a liderança. Ganna terminou em 2º lugar a escassos dois segundos, com Wilder a completar o pódio.

Magnus Cort levou o prémio da regularidade para casa, Kasper Asgreen (Quick Step) o da montanha, Oscar Onley (Team DSM) foi o melhor jovem e a Ineos Grenadiers a melhor equipa.

Top-10 final da edição.

No que diz respeito ao Jogo das Apostas – Eurosport, os comentadores levaram a cabo um pequeno teste mas cancelaram-no ao fim do segundo dia tal não era a má forma de Olivier Bonamici…!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here