Partilhar

O Tour de Romandie já representa um dos últimos testes antes do Giro d’Italia e os ciclistas mostraram-se em muito boa forma e deram um espetáculo muito bonito. Para não falar das fantásticas paisagens.

Paisagens como esta são normais na Suíça.

Tivemos dois contra-relógios nesta prova: um prólogo inicial e uma crono-escalada para fazer doer a perna. No primeiro, o vencedor foi Michael Matthews (sunweb) que voltou às vitórias e surpreendeu dos melhores contra-relogistas do mundo; no segundo, Egan Bernal (Sky) voou montanha acima e bateu toda a concorrência. Quem mais se aproximou foi Primoz Roglic (LottoNL-Jumbo) a 4 segundos; Rui Costa (UAE Team Emirates) esteve muito bem e concluiu no 5º posto, a 1:06′ do jovem colombiano.

Na primeira etapa em linha quase tivemos vitória portuguesa, com Rui Costa a sprintar para o terceiro lugar na segunda tirada, que foi ganha por Omar Fraile (Astana).

Grande sprint de Fraile.

Thomas De Gendt (Lotto Soudal) ganhou uma etapa à … De Gendt. Foi para a fuga no terceiro dia, trabalhou, e na última subida do dia deixou o companheiro para trás, seguindo sozinho, nem o pelotão a full gas conseguiu apanhar o belga.

Na etapa rainha, os melhores mostraram-se a grande nível e entre eles estava Rui Costa que mexeu na corrida e conseguiu estar na frente com Roglic, Bernal, Richie Porte (BMC) e Jakob Fuglsang (Astana). No entanto, na descida para a meta, o dinamarquês foi o mais forte tacticamente e abriu uma margem que lhe deu a vitória. Rui Costa foi 4º e garantiu o quinto posto da geral.

Rui Costa deu tudo, mas ficou curto.

Na última etapa, esperava-se a primeira chegada em pelotão compacto e foi mesmo isso que aconteceu. Pascal Ackermann (Bora) foi o mais forte e conseguiu a maior vitória da carreira. Primoz Roglic, depois do País Basco, confirmou a segunda grande vitória do ano e mostra-se um caso sério para ter em atenção no Tour.

No que toca aos portugueses, Rui Costa foi o melhor classificado, com o 5º lugar, e José Gonçalves (Katusha) foi 65º a mais de 26 minutos do esloveno. Eis o top-10 final:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here