Yevgeniy Federov (Astana), Ryan Gibbons (UAE – Team Emirates), Kenny De Ketele (Sport Vlaanderen – Baloise), Bert De Backer (B&B Hotels p/b KTM) e Matis Louvel (Arkea Samsic) formaram a fuga do dia da primeira prova do ‘Fim-de-semana de Abertura’.

Numa edição sem chuva e com pouco vento, a prova começou a decidir-se perto dos 50 quilómetros do fim, com Matteo Trentin (UAE – Team Emirats) a dar início às hostilidades, depois de uma série de quedas sem favoritos envolvidos. A sua movimentação levou consigo outras figuras importantes do pelotão, nomeadamente Zdeněk Štybar, Davide Ballerini e Julian Alanphilippe (Deceunink – Quick Step), Sep Vanmarcke (Israel Start-Up Nation), Greg Van Avermaet (AG2R Citroën Team) e Thomas Pidcock (Ineos Grenadiers).

Uma nova fuga do dia formou-se a 50 quilómetros do fim, com favoritos inseridos nela.

A 32 quilómetros do fim Julian Alanphilippe decidiu tentar a sua sorte a solo, algo que desnorteou os restantes fugitivos. A dinâmica da fuga desvaneceu-se e, com o Campeão do Mundo ainda a afinar a sua forma, acabaram todos por ser anulados por aquilo que restava do pelotão.

Na subida do Kapelmuur Gianni Moscon (Ineos Grenadiers) aventurou-se mas o controlo da Deceuninck prevaleceu e o italiano foi alcançado. A Deceunink – Quick Step trabalhou desde o início da prova pois tinha em Davide Ballerini a sua grande oportunidade de vencer a prova. Pela primeira vez desde 2009 a chegada fez-se em sprint com o pelotão compacto, com a baixa de Alexander Kristoff (UAE – Team Emirates) que teve problemas mecânicos à entrada do último quilómetro. A vitória sorriu a Davide Ballerini depois de um lançamento perfeito de Florian Sénéchal.

Davide Ballerini venceu pela terceira vez na temporada.

Jake Stewart (FDJ) e Sep Vanmarcke completaram o pódio, respectivamente. André Carvalho (Team Cofidis), estreante em provas World Tour, finalizou em 77º.

Top-10 final.

Texto de Sérgio Sequeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here