Haimar Zubeldia nasceu a 1 de Abril de 1977 na localidade de Usurbil, situada no País Basco. Zubeldia é dono de um currículo riquíssimo, possuindo ao longo da carreira um leque de companheiros de equipa de dimensão mundial, tais como Alberto Contador, Lance Armstrong e os irmãos Schleck (Andy e Frank).

Tornou-se profissional ainda muito jovem, com apenas 21 anos, ao ingressar na equipa da sua região natal, a Euskaltel – Euskadi (em 1998). Mas foi só em 2000 que as vitórias chegaram, tendo ganho o troféu Euskal Bizikleta. Nesse mesmo ano alcançou o seu primeiro grande feito de carreira, ao terminar o mítico Critérium du Dauphiné Libéré na 2ª posição da geral individual. Sempre foi um ciclista marcado pela regularidade e não pelas vitórias, prova disso, é que demorou 10 anos para vencer novamente, desta feita vencendo o prólogo do Tour de l’Ain, na altura já atleta da Team RadioShack. Acabaria por obter o triunfo na geral final, em igualdade de tempo com Wout Poels.

Zubeldia conquistou o Tour de l’Ain em 2010.

Tornou-se, definitivamente, um ciclista de referência no ciclismo espanhol, ao alcançar o maior número de participações no Tour de France em 2014, superando o 5 vezes vencedor desta prova Miguel Indurain. Após a Clásica Ciclista San Sebastián de 2017, o ciclista espanhol anunciou a sua retirada da modalidade, depois de ter realizado 29 Grandes Voltas (16 Tour, 12 Vuelta e 1 Giro), tendo finalizado 26. Dessas, terminou por cinco vezes no top-10 do Tour e por uma ocasião nos dez melhores da Vuelta.

Haimar Zubeldia no pódio da Classica de San Sebastian 2017.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here