Esta é a história do melhor ciclista de um dos melhores ciclistas nacionais da sua geração. Detentor de um conjunto de qualidades acima da média. Um exemplo de qualidade, dentro e fora do pelotão. Mas por cada André Carvalho que tem as devidas oportunidades, há tantos outros a quem as portas são fechadas. Mas todo e cada um de nós devia inspirar-se em José Bastos. Por quê? Comecemos pelo princípio.

José Maria Bastos nasceu a 13 de Maio de 1999. O José iniciou-se no ciclismo em juvenil de segundo ano, na categoria de escolas, e desde sempre representou a equipa Mato – Cheirinhos. O bichinho do ciclismo esteve sempre presente por parte do avô e foi devido a ele que o José se iniciou nesta modalidade. Tem como principais ídolos o Andy Schleck e o Peter Sagan.

José Bastos em acção.

Tinha como terreno favorito a montanha, mas também apresentava uma boa ponta final. Oriundo de Cascais, tem como cartão-de-visita o 8º lugar no Campeonato Nacional de fundo, na categoria de Cadetes. Em 2016 fechou o pódio no III Circuito Jovem das Vindimas de Alenquer e começou 2017 a obter um surpreendente 5º lugar nos Campeonatos Nacionais de Pista, na modalidade de Omnium.

José foi redactor e responsável pelos Ciclistas 24 por 24, além de ter sido representante da loja Saltar Trilhos e um dos primeiros atletas a ser patrocinado pela Lurbel em Portugal. Actualmente dá cartas na faculdade em Engenharia e Gestão Industrial e ao volante de carros desportivos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here