A 4ª edição da corrida mais prestigiada do Médio Oriente, na qual Rui Costa (UAE Emirates) envergou o dorsal número 1, depois da vitória do ano passado. Três chegadas ao sprint, um contra-relógio e a chegada à Green Mountain esperavam os ciclistas.
No que toca aos sprints foi tudo muito renhido, três etapas, três vencedores diferentes. A primeira foi para Alexander Kristoff (UAE Emirates), que depois de vencer a última etapa do Tour of Oman foi novamente o mais forte e deu uma vitória à equipa da casa.
A segunda etapa foi ganha por Elia Viviani (Quick – Step Floors) que não pára de ganhar neste início de temporada e está a mostrar-se um forte candidato à Milan-San Remo. A última disputa ao sprint caiu para o lado de Phil Bauhaus (Sunweb), jovem alemão que brilhou na Volta a Portugal quando tinha 19 anos e que nesta etapa bateu um dos seus ídolos, Marcel Kittel (Team Katusha – Alpecin).
Para o contra-relógio, adivinhava-se uma luta entre o Campeão do Mundo, Tom Dumoulin (Sunweb) e Rohan Dennis (BMC). O australiano levou a melhor e pulverizou os tempos de toda a concorrência. O holandês teve problemas mecânicos e terminou a 31 segundos do vencedor.
Na etapa que iria resolver a corrida, a chegada à Green Mountain, onde Rui Costa ganhou na edição transacta, a luta foi muita e chegaram dois ciclistas isolados para disputar a vitória: Miguel Angel Lopez (Astana) e Alejandro Valverde (Movistar Team). Uma luta de gerações, com o mais experiente dos dois a levar a etapa e, consequentemente, a classificação geral. Rui Costa chegou na 9ª posição, a 1:28’ do vencedor.
Nunca é demais elogiar o Bala que, aos 38 anos, continua a mostrar-se ao mais alto nível. Destaque também para o ‘Superman’ Lopez que promete muitas vitórias neste ano. Rui Costa teve uma prestação regular e fechou no 8º lugar da geral.