Nesta prova de início de temporada dedicada por completo aos sprinters foi Elia Viviani (Quick – Step Floors) a brilhar com as suas novas cores e a comprovar o seu excelente início de época.
No entanto, o primeiro a brilhar foi Dylan Groenewegen (LottoNL – Jumbo). O vencedor da etapa dos Campos Elísios de 2017, sabendo que não tem a ponta final mais forte do pelotão, lançou o sprint mais cedo e surpreendeu toda a concorrência, tornando-se o primeiro líder da prova.

Na 2ª etapa, foi Elia Viviani a festejar. O italiano mostrou estar mesmo muito forte neste início de temporada e bateu os demais.
A terceira tirada foi de festa para Mark Cavendish (Dimension Data), que venceu praticamente um ano depois da última vitória e depois da terrível queda que teve no último Tour. A jornada foi desespero para o então líder Groenewegen, que depois de uma troca de roda demoradíssima, esteve demasiado tempo atrás do seu carro e foi penalizado em 20 segundos, perdendo a liderança para Elia Viviani.

A penúltima etapa prometia um final diferente, com um sprint em ascensão e houve um homem que quase impediu isso. Brandon McNulty (Rally Cycling) foi um dos heróis do dia, pois andou a tirada inteira fugido e quase viu o seu esforço recompensado, mas foi apanhado a 100 metros da meta pelo pelotão liderado por Sonny Colbrelli (Bharain Merida) que festejou a sua 1ª vitória da temporada.
Na última etapa foi para o líder a provar o porquê de o ser. Viviani foi novamente o mais forte e levou a etapa e a geral. Vitória inteiramente merecida, pois foi o mais forte e o mais regular ao longo dos 5 dias no Dubai.

Há que destacar pela negativa Marcel Kittel (Katusha), Alexander Kristoff (UAE Emirates) e Nacer Bouhanni (Cofidis) que não se mostraram ao melhor nível e estiveram longe das vitórias.

Fotos: Cycling News.