Adam Hansen nasceu a 11 de Maio de 1981 em Southport, Austrália. Enquanto ciclista profissional correu durante doze temporadas em equipas do World Tour, na Team Columbia – HTC e na Lotto – Soudal.

A sua experiência no ciclismo profissional teve início em 2007 com a ida para a equipa alemã T-Mobile Team, onde alcançou um 6º lugar na clássica belga Le Samyn. No ano seguinte iniciou a temporada com resultados assinaláveis nos Campeonatos Nacionais do seu país, tendo vencido a vertente do Contra-Relógio e feito 2º em estrada, tendo ainda atingindo um 2º lugar na clássica neerlandesa Hel van het Mergelland (Volta Limburg). Mas foi em 2010 que Adam Hansen atingiu sua a primeira vitória da carreira numa classificação geral, na Ster ZLM Toer, onde venceu também a 4º etapa, prova essa de categoria 2.1 e ganha por José Gonçalves em 2017.

Adam Hansen no Giro d’Italia 2014.

Apesar das poucas vitórias alcançadas, em 2011 juntou-se à estrutura da Lotto – Soudal onde se viria a retirar dez temporadas depois. Ao serviço da equipa belga Adam Hansen construiu o recorde de participação e finalização de Grande Voltas consecutivas. Isto é, o australiano fez o Giro d’Italia, o Tour de France e a Vuelta a España de forma consecutiva entre 2012 e 2018, num total de 20 Grandes Voltas. Esse recorde terminou por ocasião da participação no 101º Giro d’Italia e posterior ausência do 105º Tour de France.

Neste período destaca-se a sua vitória na sétima etapa do Giro d’Italia em 2013 e também a vitória na 19º etapa da Vuelta em 2014, ambas a solo.

Vitória no Giro d’Italia 2013.

Adam Hansen despediu-se do ciclismo a nível profissional no final de 2020, no 103º Giro d’Italia, a fim de se dedicar ao Iroman Triathlon. Foram 29 Grandes Voltas, tendo concluído 26 (20 das quais de forma consecutiva).

Para além do seu recorde pessoal, Hansen deixou o seu cunho pessoal ao ter desenhado os seus próprios sapatos de corrida e ter criado o software de logística da Lotto – Soudal.

Adam Hansen , conhecido pelos seus como o  ‘bem-humorado’ do pelotão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here