Artur Alexandre Conceição Chaves, 17 anos. Iniciou o seu percurso na modalidade em 2013 na equipa Adrap, equipa onde ainda se mantém. Tem como ídolos Alberto Contador e aprecia a forma de correr de Chris Froome.

Aprendeu a andar de bicicleta com 3 anos. Desde os 6 anos que acompanha o pai nos seus treinos regulares. Acompanhou a criação do clube de atletismo na sua terra Natal, Chaves, sendo atleta do mesmo. Após o término deste clube começou a fazer as provas e passeios de BTT da sua região. A entrada na Adrap foi mera questão de tempo.

Artur em acção nos Campeonatos Nacionais de Fundo (2015).

Ciclista regular, desde cedo demonstrou resultados. Após um 5º lugar na geral do Encontro de Escola (Juvenil) em 2013, no ano seguinte obteve um 14º posto nos Campeonatos Nacionais de Fundo. No seu segundo ano de cadetes, Artur soube apenas andar nos lugares cimeiros. Desde vitórias em etapas das Taças Regionais do Porto e Minho, foi 7º classificado na Taça de Portugal, vencendo a 2ª prova, e igualmente 7º na Volta a Portugal. O ano culminou com a vitória nos Campeonatos Nacionais de Fundo.

Acerca desta vitória, Paulo Martins teceu os seguintes comentários no rescaldo da prova: “Fizeste-me vibrar, com a tua audácia de atacar à 2ª volta das 8 ou 9 que tinhas pela frente, caíste, levantaste-te, voltaste à estrada, voltaste a parar, voltaste a encontrar o teu companheiro de fuga e deixaste-o para trás, ganhando com classe, com categoria, com espírito de CAMPEÃO!”

Paulo Martins e Artur Chaves após o Campeonato Nacional de Fundo (2015).

Em 2016 Artur lesionou-se com gravidade e não marcou presença no pelotão. Volta agora em 2017 e promete lutar por feitos tão bons ou ainda melhores do que já alcançados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here